01/03/2009

A Anunciação nos dias de hoje


Para olhar a ação de Deus nos nossos dias e nas nossas vidas, preciso recorrer ao falto narrado por São Lucas no capitulo primerio do seu evangelho , a partir do versiculo 26: a anunciação do anjo a Virgem Maria . Um fato que podemos olhar de vários angulos para entendermos a ação de Deus e ela darmos uam resposta quer eme sentido a favor desta ação ou em sentido contrário a ela.

O fato: Deus mais uma vez desce do lugar de sua habitação e vem na direção do ser humano e quer o resgate deste ser por meio da adesão aos planos de Deus aqui feitos pelo sim de Maria. E Deus é justo, Ele visita , faz habitação, morada nos corações dos crêem e dos que também duvidam ou vacilam.

Maria recebe a vistita do anjo Gabriel ( Deus é forte). Assim como seis meses antes, Zacarias havia recebido a vsiita de Gabriel.Um convite ,uma festa , uma proposta o anjo faz a virgem.

Alegrar-se, pois, Maria está cheia de graça e o motivo é que o Senhor nosso Deus está com Maria, convida a não ter medo e confirma " encontraste graça junto a Deus" ( LC1,30).

O anjo Gabriel explica o sentido daquele anúncio, da visita de Deus por meio de seu anjo e se havia temor ou excitação, eles acabam depois do encontro profundo com Deus.

Deus, neste momento quis precisar da colaboração dos ser humano por meio do sim da Virgem Maria.

Maria, acolheu a Palavra, o Verbo. Abriu-se a ação Deus por meio do Espírito Santo e começa a servir, primeiro ao próprio Deus, fazendo-se serva do Senhor, depois aqueles que precisavam sentir a presença de Deus através das ações dos seres humanos e Maria vai servir as pressas a sua prima , Izabel, que aqui representa todo o ser humano carente da ajuda de todos nós.

No anúncio ao saber do anjo que " para Deus nada é impossível" , Maria se coloca sem reservas nas mãos , na condução e serviço de Deus. É só desta maneira que o anjo se retira, a missão de Deus fora cumprida o ser humano é mais parceiro ainda na obra da construção do Reino de Deus.

Nos nossos dias , Deus , continua a contar com nossa adesão ao seu plano de salvação. Maria, como Mãe, nos apresenta diante Deus como filhos necessitados da presença de Deus em nós.

E o Senhor vem!! Na eucaristia , na Palavra, nos seus anjos mensageiros, nos santos que nos rodeiam, para que a exemplo da virgem saibamos enxergar a ação e presença de Deus nas nossa vidas, acabar com o medo de abrir-se por completo a habitação de Deus nos nossos corações e nas nossas vidas, e cheio de graça pela presença do Espírito Deus. servimos a exemplo de nossa Mãe Maria, modelo de acolhida Deus, primeira anunciadora, evangelizadora, catequista, área da Boa Nova, sacrário do Verbo Encarnado. A anunciação,hoje, acontece quando acolho, enxergo Deus presente. Aqui, agora e com urgência, a exemplo de nossa Mãe , o comunico, no nosso agir e serviço, como resposta da escolha de Deus por cada um de nós como instrumentos de anunciação hoje, pois afinal , somos filhos e filhas do Deus do impossível.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget