Páginas

21/01/2009

Afetividade

Vamos começar falar de afetividade.. Mas vamos ver sobre Cura Interior..

“Oferece o perdão, recebe a paz” (João Paulo II).
Como saber se eu preciso de cura interior? Onde preciso de cura interior? Se o médico é cuidadoso em fazer um diagnóstico do seu paciente, muito mais nós precisamos ter cuidado com o diagnóstico das nossas emoções e as das pessoas. A cura interior é importante e necessária: precisamos ser curados! Deus quer nos curar plenamente.
Por meio da cura somos restaurados em nossa personalidade. A cura interior é a chave para a cura plena da pessoa. Cada dia é um dia de surpresas que o Senhor nos reserva para colher Dele mesmo o caminho de cura que necessitamos trilhar. Podemos confiar e nos abrir sem medo à ação do Espírito Santo, Ele trabalha para o nosso bem, nosso crescimento e nossa cura. Todos nós temos uma história de vida. Essa história é a chave para nos conhecermos melhor e trilharmos um caminho, tanto de cura como de crescimento.
Muitas pessoas acreditam que precisam buscar somente a cura, porém, também se faz necessário preparar o coração para trihar o caminho de crescimento. Daí a necessidade de olharmos para a nossa história e verificar nosso caminho para cura interior. Precisamos trilhar um caminho de reconciliação com a nossa história. Não precisamos ter medo de olhar para ela. Deus quer caminhar conosco por essa mesma história para curar. Para que a libertação aconteça, é necessário existir o perdão e a reconciliação, porque “quantos sofrimentos fazem padecer a humanidade por não saber reconciliar-se, e quantos atrasos por não saber perdoar!
Uma verdadeira paz torna-se possível somente com o perdão” (João Paulo II). É necessário nos reconciliarmos com Deus, com o outro, conosco, com a nossa história... A Paz é fruto de um coração que se abre ao perdão e à reconciliação.
Ser homens e mulheres de paz é sinal de homens e mulheres curados, libertos pelo poder do Espírito. Seremos portadores e semeadores da paz se tivermos a paz no coração. Deus nos convida, mais do que nunca, a sermos homens e mulheres conduzidos pelo Espírito Santo: “Que prevaleçam os caminhos da justiça e da paz!” (João Paulo II).
Vamos caminhar na ótica do perdão, da reconciliação com Deus, com o outro, com a nossa história, da sadia convivência, dos passos para a verdadeira cura interior, da libertação, da total conformidade com a vontade de Deus.
Eu preciso de cura interior?
Passos práticos para responder ao questionamento do nosso interior. Eu preciso de cura interior? Onde eu preciso de cura interior?
Primeiro passo: Saber o que está acontecendo com você. Isso se chama observação! Olhar os sintomas e anotar. Observar tudo: sintomas físicos, doenças que você traz e que se passam com você.
Tomar nota de tudo o que acontece com o seu corpo.
Fazer muitas perguntas a si mesmo, anotar cada detalhe, enfim, tomar nota dos sintomas físicos; é preciso fazer isso bem feito. Depois anotar todos sintomas emocionais, eles são o espelho do que você vive interiormente (exemplo: quando você está sozinho, o que você sente?). Ficar atento aos sentimentos. E ainda: tomar nota das atitudes de vida, elas são reflexo do que você vive interiormente. Como você se comporta? (exemplo: dizer uma mentira é sintoma de um problema muito mais profundo). Não podemos rezar somente pelos sintomas, pois assim a cura não acontece.
Segundo passo: Descobrir a doença, dar nome ao seu diagnóstico. Orar pela cura profunda. Quais são os problemas emocionais profundos? O padre Rufus, quando esteve aqui na Canção Nova, ensinou que são quatro as feridas profundas que nos atingem:
1) Rejeição: Como ela vem? Quando não me sinto amado e querido pelas pessoas que me são importantes e próximas. Não que elas não me amem, eu sinto assim. (Sentimentos que podem existir: raiva, amargura, tristeza, ódio, inveja dos amigos, suspeita, falta de confiança nas pessoas). É a mais importante ferida emocional. A grande dor que Jesus sentiu foi a da rejeição.
2) Sentimento de culpa: Ele acontece quando se é criado em uma família muito religiosa, em que alguns conceitos são passados de maneiras errada (Exemplo: "Papai do céu vai te castigar"; Papai do céu está vendo tudo que você está fazendo de errado”). A culpa saudável nos leva à conversão; a culpa errada nos leva a ter medo de Deus, medo do castigo eterno e a fazer coisas com medo de Deus.
3) Sentimento de inferioridade: Quando a criança nasce, ela está cheia de sentimentos de superioridade, todos olham para ela, torna-se o centro das atenções; porém quando a criança cresce, as pessoas se cansam dela, ela deixa de ser o centro. Talvez até escute dos pais expressões como: “Você é ruim”, “Você é mau (má)...”, formando uma imagem pobre de si mesma, vinda de palavras negativas que chegam a ela. Nasce com isso o sentimento de autopiedade, o ódio de si mesma e depois a autodestruição, chegando, muitas vezes, ao suicídio.
4) Medos: Não são os medos pequenos, são os que paralisam a pessoa fechando-a em si mesma, como medo da morte, medo de ficar sozinha, medo do diabo, medo da morte, entre outros.
Terceiro passo: É o mais importante. É preciso encontrar as causas profundas que o levam a ter esses problemas emocionais, buscar as fontes dos problemas das pessoas. Como está escrito no início, não basta rezar pelos sintomas, é preciso rezar pelas causas.
Atitude prática: Orar ao Espírito Santo e refletir sobre sua vida passada. A adoração ao Santíssimo Sacramento é fonte de cura e libertação. Fale para Jesus concretamente o que aconteceu com você. Se você tem facilidade, escreva e leia para Jesus. Ele nos lava e purifica de tudo o que foi deformando a imagem de Deus em nós. O que você pode ecrever?
- Seu nome (Muitas vezes as causas dos seus problemas estão relacionadas com seu nome);
- Seu sexo (Muitas vezes o problema está relacionado ao seu sexo)
- Idade (dia do aniversário, ano de nascimento);
- Ocupação (quais os cursos que você fez e faz agora);
- Coisas da sua família (seus pais, seu relacionamentos com eles, seus irmãos, onde você está na sua família , se teve alguma morte, sua situação financeira, sua história, sua raça, tudo o que você achar importante);
- Seus ancestrais (alguém que precisa de oração, os pecados que você conhece dos seus antepassados; é importante saber se há algum problema na sua árvore genealógica);
- O que você fez de errado? (para Deus, para si mesmo, para os outros) – isto é matéria de confissão. O Sacramento da Reconciliação é fonte de cura e libertação;
- O que fizeram de errado para você? (causa de aconselhamento, buscar ajuda, alguém que possa rezar pela sua cura interior)
Esse é um caminho que você pode trilhar. O monsenhor Jonas nos diz que “a restauração da pessoa começa pelo positivo. Daquilo que ela é. É a partir daquilo que Deus a fez. É a partir das qualidades, a partir das riquezas de seu ser... Tomá-las, assumi-las, e colocá-las em ação. É isso que a faz é crescer”.

Oração de Cura Interior

Meu Senhor e meu Deus, cura-me com teu Espírito minha mente e meu corpo de todo o mal que o inimigo plantou em meu ser. Lave-me com o teu sangue precioso derramado na cruz de toda mancha que o inimigo colocou em meu ser. Que seu santo Espírito cure meu consciente, subconsciente e inconsciente de todas as experiencias negativas que machucam o meu ser, que teu sangue precioso lava-me tudo aquilo que não vem de ti ó Senhor. E que hoje serei um(a) homem(mulher) novo(a) e vencedor em Ti que morreste na cruz para me salvar de todos os meus pecados, e nada mais vai me pertubar,atormentar ou me amedontrar dentro do meu ser pois lembrarei sempre de sua promessa : "Vinde a mim o fracos e oprimidos e eu vos aliviarei" e nunca mais em nome de Nosso Senhor sentimentos negativos, e que daqui para frente meu coração só será cheio da alegria que vem do Senhor. Amém.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...