Páginas

08/04/2008

Sobre o nosso papa Bento !



Infância e juventude

Joseph Ratzinger nasceu em Marktl am Inn, uma pequena vila na Baviera, na Alemanha, filho de um comissário de polícia do Reich. Seu pai era um inimigo amargo do Nazismo, crendo que este conflitava com a fé Católica. Em 1941, um dos primos de Ratzinger, um menino de 14 anos de idade com Síndrome de Down, foi morto pelo regime Nazi em sua campanha eugênica.[5] Em 1937 seu pai, então sexagenário, aposentou-se e a família mudou-se para Traunstein.


Casa onde Joseph Ratzinger nasceu em 1927, Marktl am Inn no sudeste da Bavária: Mauthaus.Quando fez catorze anos (1941), Joseph teve de aderir à Juventude Hitlerista[6] e, de acordo com o seu biógrafo John Allen, não era um membro entusiasta.[carece de fontes?] A pertença à juventude hitlerista para crianças alemãs foi oficialmente obrigatória desde 1938 até o fim do terceiro Reich em 1945. Ele recebeu gratuidade escolar por pertencer a esse grupo, mesmo não participando de seus encontros, graças à amizade com um professor de história filiado ao partido Nacional Socialista, que lhe leccionou no seminário. Os funcionários da igreja da Polônia levaram-lhe melancias por gratidão. O jovem não soube o que fazer com tanta fruta, tendo-a doado a pessoas necessitadas que precisavam de comida.


Vida religiosa e acadêmica

Com o irmão, Georg Ratzinger, Joseph entrou num seminário católico. Em 29 de Junho de 1951, foram ambos ordenados sacerdotes pelo Cardeal Faulhaber, Arcebispo de Munique.


Ratzinger cardealA partir de 1952 iniciou a sua atividade de professor na Escola Superior de Filosofia e Teologia de Freising lecionando teologia dogmática e fundamental. Em 1953, obteve o doutoramento em teologia com a tese "Povo e Casa de Deus na doutrina da Igreja de Santo Agostinho". Sob a orientação do professor de teologia fundamental Gottlieb Söhngen, obteve a habilitação para a docência apresentando para isto dissertação com título de "A teologia da história em São Boaventura"

Lecionou ainda em Bonn (1959 - 1963); em Münster (1963 - 1966) e em Tubinga (1966 - 1969) onde foi colega de Hans Küng e confirmou uma certa visão tradicionalista como oposição às tendências marxistas dos movimentos estudantis dos anos 60. A partir de 1969, passou a ser catedrático de dogmática e história do dogma na Universidade de Ratisbona, onde chegou a ser Vice-Reitor.

No Segundo Concílio do Vaticano (1962 – 1965), Ratzinger assistiu como peritus (especialista em teologia) do Cardeal Joseph Frings de Colónia. Foi também quem apresentou a proposta da realização da missa em língua local em vez do latim.


O cardeal Ratzinger numa celebraçãoRecebeu o título de doutor honoris causa das seguintes instituições: College of St. Thomas em St. Paul (Minnesota, Estados Unidos), em 1984; Universidade Católica de Eichstätt, em 1987; Universidade Católica de Lima, em 1986; Universidade Católica de Lublin, em 1988; Universidade de Navarra (Pamplona, Espanha), em 1998; Livre Universidade Maria Santíssima Assunta (LUMSA, Roma), em 1999 e da Faculdade de Teologia da Universidade de Wroclaw (Polônia) no ano 2000 e era ainda Membro honorário da Academia Pontifícia das Ciências


Ascensão a bispo e cardeal

Ratzinger foi nomeado em 25 de março de 1977, pelo Paulo VI, Arcebispo de Munique e Freising e criado Cardeal no consistório de 27 de junho de 1977 com o título presbiteral de "Santa Maria da Consolação no Tiburtino".

Em 1981, foi apontado como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé pelo Papa João Paulo II, cargo que manteve até ao falecimento do seu antecessor. Foi designado bispo-cardeal da Sé Episcopal de Velletri-Segni em 1993, e tornou-se Decano do Colégio Cardinalício em 2002, tornando-se o bispo titular de Ostia.

Ratzinger foi durante o período de João Paulo II como Papa um dos influentes integrantes da Cúria Romana. Durante vinte e três anos (no período do Papa João Paulo II), foi prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, (forma como o Tribunal da Santa Inquisição passou a ser chamado a partir de 1908).

Era um velho amigo de João Paulo II e compartilhava das posições ortodoxas do Papa. A sua posição como prefeito da Congregação da Doutrina da Fé o colocava como um dos mais importantes defensores da ortodoxia católica. O ex-frade Leonardo Boff, brasileiro, um dos expoentes da Teologia da Libertação, teve voto de silêncio imposto por Ratzinger em 1985 devido às suas posições políticas marxistas

Ratzinger torna-se Bento XVI

Aos 78 anos, o Cardeal Joseph Ratzinger é eleito papa pelo colégio de cardeais. O conclave findo em 19 de abril de 2005 foi um dos mais rápidos da história, tendo apenas quatro votações e duração de apenas 22 horas. No dia 24 de abril do mesmo ano tomou posse em cerimônia na Basílica de São Pedro em Roma.


O nome "Bento"

A escolha do nome Bento é uma provável homenagem ao último papa que adoptou o nome Bento, que foi o italiano Giacomo della Chiesa, entre 1914 e 1922. Conhecido como o "Papa da paz", Bento XV tentou, sem sucesso, negociar a paz durante a Primeira Guerra Mundial. O seu pontificado foi marcado por uma reforma administrativa da igreja, possuindo um caráter de abertura e de diálogo. Além disso, Bento XVI sempre foi muito ligado espiritualmente ao mosteiro da beneditino de Schotten, perto de Ratisbona, na Baviera.


No Brasil, na celebração em Aparecida do Norte, 2007Alguns analistas, como dom Antônio Celso de Queirós, vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), relacionaram a adoção do nome Bento com a atuação de São Bento de Núrsia (480-547), fundador da Ordem Beneditina e padroeiro da Europa, o que o próprio papa confirmou após a publicação das explicações sobre seu brasão. Após as invasões bárbaras, os mosteiros de São Bento foram responsáveis pela manutenção da cultura latina e grega e pela evangelização da Europa. A escolha do nome deste Santo representaria, portanto, que uma das prioridades do papado de Bento XVI será a "recristianização da Europa".




Fonte: Site: Wikipédia- A enciclopédia livre

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...