Páginas

21/09/2009

São Miguel, Rafael e Gabriel


No Evangelho de hoje, (do dia dos Santos Anjos Miguel, Gabriel e Rafael) a Palavra nos conta a história de Natanael, Jesus o havia visto sob a figueira, ao ser apresentado Jesus lhe diz: antes que Felipe lhe chamasse eu lhe vi quando estavas sob a figueira. Natanael diz lhe, verdadeiramente tu és o filho de Deus, o rei de Israel. Jesus lhe diz, porque disse que te vi sob a figueira tu crês? Pois verás o filho de deus, vindo do céu e anjos subindo e descendo sobre ele. Um santo da igreja vai nos explicar muito bem, que os anjos se deslocam muito rápido, do céu para a terra, e muito rápido porque eles não tem corpo físico.Muito antes de Deus criar o homem Deus os fizera. Eles não são Deus, eles obedecem a Deus. São suas criaturas. Na homilia o padre vai falar sobre a batalha no céu. Eu vou falar sobre o que os anjos são e fazem. O que vou falar vem do tratado de Santo Tomás, o doutor angélico.Eles são criaturas de Deus, são puro espírito, não são iguais a Deus, mas também não são iguais aos homens. Na homilia, mais tarde, veremos a batalha no céu, e veremos melhor que eles são livres para tomarem a decisão deles, por Deus ou por não Deus. Mas que uma vez que seja tomada esta decisão, não tem como voltar atrás, pois sua vontade é diferente da nossa. Na nossa vontade, na nossa decisão, podemos voltar atrás, pedir perdão, confessar. E os anjos tomaram sua decisão. Aqueles que não aceitaram a Deus, foram para o inferno, por toda a eternidade estarão fixados por esta escolha de ódio que fizeram. Por outro lado os que deram sim a Deus passarão o resto da eternidade a louvar, adorar e servir a Deus por toda a eternidade, e também para servir a nós humanos. Sim, os anjos de Deus estão a serviço de Deus, mas também do homem, a serviço de nossa salvação em obediência à vontade de Deus. À vontade de Deus e não a nossa. Portanto o que pedires aos anjos ele vai fazer se for a vontade de Deus. E nem tudo que é a sua vontade é a de Deus. Os anjos têm vontade diferente da nossa. São vários os testemunhos que podemos dar sobre os anjos, e testemunhos que acontecem no dia a dia na sua vida também:Agora no último dia 23, dia de são padre Pio, queria assistir a missa do santo e não queria perder por nada. A missa iniciaria às 18h30, já estava quase na hora e a carona nada de passar. Pedi ao anjo: “santo anjo, você sabe que não fui à missa porque queria assistir a celebração com Padre Antônio em honra de São Pio, já são 18h10, eu não tenho como resolver o problema, mas você tem.” Liguei pro padre, e ele disse que não iria dar tempo de eu chegar; eu respondi “eu tenho anjo”, eram já 18h30 a missa estava começando em Fortaleza, e saímos nessa hora do Aquiraz, e nesse horário demora quase 1 hora para chegar a Fortaleza. Mas o anjo foi nos dado para ajudar-nos a fazer a vontade de Deus, eu sabia que com sua ajuda iria conseguir chegar a missa. Chegamos as 19h20, a lógica era que eu tivesse perdido a missa ... não sei como mas às 17h20 chegamos, e estava ainda no ofertório. O anjo tem esse poder, de mudar o tempo para fazermos a vontade de Deus. E ele tem este poder na sua vida também. Em 2 de janeiro de um ano, o padre Jonas estava em fortaleza para uma reunião, e ia voltar para sua terra logo neste período depois do ano novo. Dissemos nessa época que não tem ninguém na estrada, sua viagem era Às 10 horas. Naquela tempo o aeroporto Pinto Martins era um aeroporto pequeno e simples, saímos antes de nove horas , mas o engarrafamento era enorme, era grande demais, dissemos padre jonas e agora. Ele disse calma, vamos pedir aos anjos um milagre de Deus. Quando chegamos, no meu relógio eram 10h20, e estava no alto falante a última chamada do vôo para as 10 horas, quando entrou , fui ao balcão “minha senhora, este vôo está atrasado?”, “ Não está no horário são 10 horas”. Então parei de tentar compreender e fui agradecer a Deus, pois os anjos fazem isso. São Tomás de Aquino diz, os anjos têm nove coros, são miríades de miríades,hoje diríamos bilhões, trilhões de anjos. Não sabemos quantos existem, mas cada pessoa tem seu anjo da guarda, cada pais tem seu anjo, cada cidade , tem seu anjo, cada família tem seu anjo. O único país que celebra a festa do anjo do país é Portugal, os outros países todos ignoram. E mesmo nós aqui, pode ser que muitos de nós nunca tenhamos pedido ajuda ao nosso anjo, mas diz são tomas que existem nove coros. Alguns que estão mais perto de Deus e outros mais a serviço dos homens. Serafins, querubins, tronos, dominações, potestades, virtudes, principados, arcanjos e anjos. Cada coro desse tem milhares, milhões, bilhões de anjos. Chamamos tudo de anjo, de modo geral, mas existem todos esses coros. E hoje é a festa dos arcanjos e neles de todos os anjos. Os arcanjos, que a palavra nos fala, são Miguel, Gabriel, Rafael. São Miguel significa “quem como Deus”, na hora que você estiver sendo tentado, o cão atazanando seu juízo, você com vontade de fazer o que não é da vontade de Deus, você tem que invocar são Miguel e dizer “quem como Deus”. Faz de conta que você está sendo tentado agora, O que você vai dizer? Quem como Deus, E você vai dizer isso com São Miguel, o cão morre de medo de são Miguel, o cão foge léguas, pois ele teme são Miguel, ele já o derrotou e derrota de novo, é o anjo que luta pela Igreja de Deus, ele é o padroeiro da Igreja, o protetor da Igreja. Se você é batizado, você é Igreja, e ele é protetor seu também. Você é batizado, é Igreja, se confessa, vai a missa, reza o terço, você é protegido por são Miguel. São Gabriel, que significa “aquele que ama a Deus”, que é apaixonado por Deus, e o que ele faz: ele ajuda a gente a ouvir a voz de Deus. Seja na inspiração que Deus dá, seja através da palavra, do terço, da Eucaristia. É aquele que ajuda a gente, a saber, o que Deus quer para nós. Ao me pedirem para rezar por alguém para saber o que Deus quer para ele, digo que peça ao anjo, a São Gabriel. Eu tenho quatro anjos que fazem estudo bíblico comigo, São Miguel para eu não ser tentado. São Gabriel para ouvir a Deus, São Rafael para a palavra me curar, e ao anjo para ele ouvir direitinho o que Deus quer para mim e não me deixar esquecer.Rafael, é a “cura de Deus”, ao pedir cura espiritual ou física, vou rezar junto com são Rafael, e ele vai me ajudar a obter esta cura. E quem ajuda a gente a fazer a vontade de Deus? O anjo da Guarda, você sabe rezar sua oração? Santo Anjo do Senhor, meu zeloso e guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege e me guarda, governa e ilumina. amém. O Papa Pio XII, diz: “eu quero vos exortar a despertar para o sentido do mundo invisível”, você está vendo anjo? Não , ninguém vê, pois eles pertencem ao mundo invisível, e é incomum vê-los. O papa continua: “pois as coisas que se vêem são transitórias e as invisíveis são eternas. Peço a vocês que mantenham uma intimidade com os anjos”.São tantos testemunhos, vou dar um deles: certa vez eu ofendi, discuti com uma senhora que vendia sandálias, eu tinha ficado muito brava com ela. Dois dias depois, soube depois que estava hospitalizada, estava para morrer, tentei falar com ela, e a filha disse que ela não queria me receber e não ia dizer qual o hospital dela, ela podia morrer e eu não iria poder pedir perdão a ela. Isso era algo muito grave. Pedi então ao anjo, “santo anjo, eu não sei onde ela está, mas você sabe, me leva até onde ela está”. Passou o tempo, até que uma amiga pediu para eu rezar por sua mãe no hospital. Fui, rezei, e na hora de sair, quando o sininho bateu para sairmos, escuto a voz “esconda-se aqui”, eu devia deixar todos saírem, então me escondi atrás de uma parede e deixei todos descerem. “E agora, de onde veio esta inspiração de me esconder”, quando me viro do lado que eu estava, dei de cara com a mulher que eu precisava pedir perdão. Então falei com ela, ela chorou muito, eu pedi perdão, rezamos juntos, rezei por ela, ela depois ficou curada, saiu do hospital e não houve problema mais. Os anjos nos ajudam a fazer a vontade de Deus, e ele ajuda você também a isto. O papa pio xii, joão xxiii, João paulo ii, quando o papa ia falar com alguém difícil, ele mandava o anjo ir na frente, se o papa fazia isso, você pode fazer também. Um dia ia me conversar com uma pessoa, era uma questão muito difícil, e a pessoa não pôde. Alguns dias depois comecei a pedir ao anjo, para o anjo ir a frente, que ele fosse junto comigo, pois eu precisava enfrentar esta situação. Um dia ao ir para a rádio, encontrei com a pessoa, a pessoa chegou me pegou no braço fomos uma sala, eu pedi ao anjo para ir na frente, ele botou a mão no bolso, e disse que estava armado, e eu disse eu também. Mas a dele era um revolver, a minha era meu anjo e com ele eram miríades de anjos. “Eu não tenho medo do revolver, nem de você, pois você é um filho de Deus, eu mandei meu anjo ir a frente, e sei que seu coração não tem mais ódio e isto é só barulho que você está fazendo para me intimidar, e estou com miríades de anjos comigo, aí ele me deixou e foi embora. Em Natal, tínhamos uma casa muito velha, com portas daquelas grandes, em que tem os ferrolhos em cima em baixo e na outra a chave. Estava no evento, já exausta e cansada, e saí antes do fim do encontro. Ao chegar, “Emmir eu esqueci a chave, você fique na varanda e vou buscar”. Respondo “Vamos pedir ao anjo para ele abrir o ferrolho, demos as mãos e pedimos para eles abrirem”. Pedimos e aí fez “plec” “plec” e as portas se abriram, e pudemos entrar.Às vezes, o anjo livra-nos de perigos, às vezes de acidentes, às vezes de ciladas, é impressionante isso.Descendo do elevador de serviço veio a voz vá pela esquerda, Embora meu carro estava a direita, mesmo assim segui a voz e eu fui pela esquerda. Quando saio, as lajotas caíram mesmo na porta da direita, por onde eu iria, iria cair mesmo sobre mim. Os anjos nos protegem, eles nos ajudam. Em Roma, tomei sem saber, um remédio vencido, e com cinco minutos passei a ter visão dupla, vi-me nada bem, sentia o coração cada vez mais lento, pedi ao Luciano para me levar no quarto, e tentei falar sobre o remédio e não conseguia mais falar. Os meninos da missão vinham me ajudar e diziam que a pulsação estava muito baixa, e o que podiam fazer. E, lá em Roma, para ser atendido precisava do seguro, que estava sem, e lá não poderia ser socorrido, pedi ao anjo , “São Rafael, não tenho seguro, não tenho dinheiro, não tenho o que fazer, não tenho nem como falar, vem em meu socorro”, pedia à São Rafael, e ao meu anjo da guarda, é quando a pulsação volta, e logo mais já fico de pé, a ponto de mais tarde poder ir ao vaticano rezar em agradecimento. O problema para com os anjos é que não acreditamos, achamos que é bobagem, achamos que é crendice. Mas o catecismo diz que eles existem, e estão em torno de Jesus, a seu serviço, e ao nosso serviço. Ajudam-nos, a perdoar, ajudam-nos em nosso matrimônio (neste caso, especialmente São Rafael), ajudam nas conversas, os anjos ajudam-nos a fazer a vontade de Deus. Quando estamos em estado de graça, confessados e sem pecado grave e arrependidos dos leves, os anjos adoram a Deus presente em nós. Mas quando não estamos em estado de graça, os anjos se entristecem, e se afastam de nós, não deixando de cuidar de nós, mas sem poder fazer muita coisa, buscando como puderem fazer-nos voltar à amizade com Deus. Chegando uma vez tarde no Vaticano, precisando me confessar, não havia mais padre, e eu precisando muito, roguei “Santo Anjo, me manda um padre para me confessar, eu não sei, mas você sabe onde tem”. Eu pedi e fui ao altar, pois não basta pedir, é preciso ter fé, e fiquei ali esperando o padre. É quando um homem se aproxima – e eu havia pedido um que falasse português, porque não sabia falar este pecado em outra língua. – O homem me diz em italiano: “desculpe-me você fala em português?” e eu respondendo que sim pergunto “Você é padre?”, “como você sabe?”, pois ele estava sem clergima, “eu pedi ao anjo um padre para me confessar”, e me confessei ali mesmo, e foi uma das melhores confissões, pois o padre estava precisando que depois eu aconselhasse e orasse por ele. E assim o anjo pode voltar a adorar Jesus em mim, Peça a Deus a graça da intimidade com o anjo da guarda, e da intimidade com seus santos anjos, e ele fará de tudo que for preciso para sua salvação. Senhor nos te pedimos que segundo o pedido da tua igreja, de tantos papas, possamos ser pessoas de fé, que usam de todos os recursos, da ajuda de nossos santos anjos que nos destes para nossa salvação. Ajuda-nos a ensinar nossos filhos, netos e familiares a terem a intimidade com os anjos para nossa salvação.

Fonte: Emmir Nogueira, Fundadora da Comunidade Shalom

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...