Páginas

08/04/2008

Um pouco sobre as Irmãs Carmelitas do Espirito Santo- Sua Fundadora


Foi no dia 30 de julho de 1984, na pequena cidade de Nova Almeida, município de Serra - ES, em uma casa cedida por D. Silvestre Scandian, então arcebispo de Vitória, que nossa Madre, com a graça de Deus e o impulso do Espírito Santo, deu início à fundação do nosso Instituto.

D. Silvestre Scandian celebrou a missa no dia da fundação. Nessa missa esteve presente a Ir. Maria Henriqueta de Jesus Hóstia - que havia sido mestra de noviças de nossa Madre e priora num período após os anos de noviciado no Convento de Santa Teresa, e que fez questão de estar presente neste importante momento da vida de nossa Madre.

Após nove meses de fundação nossa Madre recebeu a jovem Fé Esperança Caridade Covre (esse é seu nome de batismo), primeira vocação e que, por desígnios do Senhor vinha da cidade natal de nossa Madre: São Domingos do Norte.

Durante o tempo em que estiveram em Nova Almeida, nossa Madre e as primeiras vocações que foram sendo recebidas exerciam, junto ao povo, trabalhos e serviços pastorais que se consistiam em pregações de retiros espirituais (com a assídua participação de jovens), grupos de oração, pastoral da saúde - no cuidado e auxílio aos doentes, catequese para primeira eucaristia e crisma. Vale lembrar que aquela comunidade onde as irmãs estavam inseridas não celebrava missas de primeira eucaristia havia 40 anos.

Em 1987, a comunidade nascente das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo se transferiu para a capital do Espírito Santo - Vitória. Isso se fez necessário para que as jovens irmãs tivessem mais facilidade no acesso aos estudos e formação. Nessa época, o grupo das irmãs contava com 5 membros. Os trabalhos continuaram na mesma linha de evangelização e se intensificavam cada vez mais.

Mas para melhor desenvolvimento dos trabalhos pastorais e para um melhor aproveitamento e crescimento de nosso carisma próprio, em 1995, nossa Madre com o primeiro grupo de irmãs, se transferiu para a cidade de São Paulo, sendo paternalmente acolhidas por Dom Fernando Antônio Figueiredo na Diocese de Santo Amaro, onde até hoje estamos radicadas. Chegaram a São Paulo nove irmãs.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...