27/04/2008

Juventude: Liberdade e Responsabilidade


Qual é a melhor fase da vida? Não há quem nunca tenha feito essa pergunta. A verdade é que a vida, independentemente da fase em que se está, sempre foi e sempre será um dom precioso que recebemos de Quem nos ama profundamente, ou seja, de Deus Amor. É a força do amor de Deus que gera e mantém a vida em nós. Por isso, a vida é uma graça, um dom, um presente!


Todas as fases da vida são importantes. Porém, é muito oportuno refletirmos sobre a juventude, sobretudo no que diz respeito à liberdade e à responsabilidade. De modo particular neste ano, em que os jovens são chamados a uma atitude responsável na histórica decisão sobre o rumo do nosso País, através das eleições diretas para Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual. O jovem, já desde os 16 anos de idade pode e precisa ser um protagonista da mudança e da renovação dos ares e dos rumos da política brasileira.

Ninguém pode ficar alheio a este momento. O jovem, com o seu dinamismo e a sua criatividade pode ajudar o Brasil a escrever uma nova página da sua história. A juventude é capaz de ter um olhar geral do contexto em que nós vivemos. E é neste sentido que tanto a liberdade, como a responsabilidade emergem e passam a ser imprescindíveis para a maturidade de nossos jovens.


A vida, a fé e a liberdade são presentes de Deus para a humanidade. Ser livre não é fazer de tudo, nem é não fazer nada. A liberdade pode ser estéril ou fecunda. Ela é estéril, quando não sabemos como vivenciá-la. E a liberdade se torna uma força fecunda quando o jovem assume, com responsabilidade, os seus deveres e tem consciência de seus direitos. Ela é criativa quando a juventude sonha, planeja e tem um projeto de vida para tornar os sonhos uma realidade.


A Igreja precisa do jovem. O mundo precisa do jovem. O jovem não é somente a esperança do futuro. Mas, é sim a esperança deste presente que estamos vivendo. A Igreja abre as portas para a juventude e espera contar com o seu entusiasmo e a sua alegria para contagiar o mundo e irradiar a esperança que vem de Cristo. Quanto mais consciência a juventude tiver de sua liberdade plena e verdadeira, mais a juventude conseguirá assumir a sua responsabilidade, colaborando assim para que tenhamos homens novos para um mundo novo!

( fonte: Padre Silvio Andrei)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget