Páginas

11/06/2009

Liturgia e Paramentos

Vamos saber que significa de alguns paramento
Casula: É o traje usado pelo sacerdote durante as ações sagradas, usada geralmente nas Missas, Domingos, solenidades e festas. É usada sobre a túnica e a estola. Colocada sobre a alva, simboliza a paz e a caridade que devem envolver todo aquele que se aproxima do altar.
Túnica ou Alva: Geralmente de cor branca, é a veste dos acólitos e ministros eclesiásticos para as celebrações litúrgicas.Veste branca, talar (por cobrir o corpo do padre, chegando até aos tornozelos), significando a nova vida, a pureza; é a veste recebida no Batismo, símbolo da ressurreição.
O Cíngulo: é um cordão que serve para cingir, ou seja, para apertar a cintura. Simboliza a castidade e a pureza de coração que deve animar o sacerdote em toda sua vida . Recorda as cordas com as quais Jesus foi amarrado; é o símbolo da vigilância. Pode ser da cor do dia ou simplesmente branco.




Amito: Há padres que usam também o amito. É um pano branco que envolve o pescoço do celebrante. Veste-se antes da túnica ou da alva.


Estola: É colocada pelo diácono no ombro esquerdo, como faixa transversal e pendente sobre os ombros pelo presbíteros e bispos. Caracteriza os ministros ordenados.São de cores variadas, para serem usadas conforme a celebração e o tempo litúrgico.símbolo da imortalidade, da caridade, do perdão, misericórdia e serviço; é uma faixa comprida que está sobre o peito do padre. Simboliza ainda o poder sacerdotal e é necessária para a administração de qualquer sacramento. Os padres a usam cruzada sobre o peito quando usam a casula, os diáconos atravessada e os bispos em paralelo. O papa a usa do lado de fora, embora ultimamente a tenha usado como um simples bispo. A CNBB permitiu que a estola fosse usada somente com a túnica na administração dos Sacramentos (já que a túnica pode substituir a casula.

Manípulo: este pano preso no braço esquerdo, na origem, servia como lenço, para enxugar o suor, e era usado mesmo na vida comum, por todos. Mais tarde foi ornado de enfeites e ganhou as cores litúrgicas. Manípulo significa um feixe de palha que se carrega nas costas. Daí a oração pedir o merecimento de saber suportar as dores desta vida para merecer as alegrias eternas

Opa: Roupa usada pelos Ministros Extraordinários da Eucaristia.







Às vezes, constatamos que o padre, ao celebrar a missa, está com vestes de cores diferentes.


Cada cor possui um significado:
Vermelho: símbolo de fogo, do sangue, do martírio, do amor divino (ex.: Pentecostes, quando desceu o fogo divino sobre os Apóstolos).
Verde: símbolo de esperança, usado nos domingos após Pentecostes (tempo comum).
Roxo: símbolo da penitência e conversão, é usado durante a Quaresma e o Advento (tempo de preparação para o Natal e a Páscoa de Jesus).
Branco: símbolo da alegria e felicidade, do Cristo vivo (cor das vestes de Jesus no monte Tabor; cor das vestes de Deus (cf. Dn 7,9). Representa que o cristão participa da glória da ressurreição


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...